Um pouco de história sobre a Junta de Freguesia de Vimioso
Não se sabe precisamente quando ou como apareceu a Junta de Freguesia de Vimioso, no entanto pesquisando no arquivo desta autarquia local, em livros de atas antigos, consegue-se ir até ao ano de 1914, data em que aparecem os primeiros relatos do que viria a ser uma Junta de Freguesia de Vimioso. Nas suas origens, era conhecida por "Junta de Paroquia Civil" e estava instalada na casa onde residia o Presidente na época em função, Paulo Rodrigues Lopes.
Foi em 1916 que passou a ser designada de "Junta de Freguesia de Vimioso" até aos dias de hoje.
O local da sede foi transferido, no ano de 1968, para a casa paroquial, onde estavam a morar os párocos da Freguesia.
Mais tarde instalou-se mesmo ao lado da Biblioteca Municipal, na Rua da Fonte Nova.
Foi finalmente em 1995 que a sede atual começou a ser construída na Rua do Parque nº5 em Vimioso. A sua construção foi finalizada em 2001, e até tem permanecido a localização da Junta de Freguesia de Vimioso até aos dias de hoje.
O edifício da Junta de Freguesia de Vimioso composto por uma sede onde se encontram nas suas instalações uma secretaria, uma sala de reuniões, uma sala de formações, um arquivo e uma garagem.
Mais tarde foi construído, atrás da sede, um salão de festa e finalmente anos depois uma cozinha de apoio ao salão.
Instalações da responsabilidade da Junta de Freguesia de Vimioso
Localizada na Rua da Portela, a casa da Frágua foi mandada construir em 1980 por Cassiano Pereira Monteiro, então presidente da Junta de Freguesia de Vimioso, com o objetivo de criar uma forja comunitária que apoiasse o seu povo nas reparações e conservações dos seus equipamentos e utensílios agrícolas.
À imagem de muitas outras forjas comunitárias da região a de Vimioso possuía no seu interior um cepo com bigorna, uma fornalha, um fole de grande dimensão que era acionado com alavanca manual e inúmeras ferramentas indispensáveis para forjar o ferro com calcadores, talhadeiras, ponteiros e tenazes. Se em tempo a forja serviu para afiar utensílios agrícolas e outros, tais como: sachos, guinchas, picos, picaretas, cinzéis, relhas para os arados entre outros, hoje esta pequena casa térrea deixou de ser utilizada como tal encontrando novas funções. Há uns anos atrás ela começou a servir de apoio como bar às comissões de festa de Santo Antão e igualmente de ponto de vacinação para cães pelo Médico Veterinário Municipal.
Nos anos 2016 e 2017 foram efetuadas obras profundas de conservação na Casa da Frágua desde a recuperação da forja no seu todo, à mudança do telhado, e à reabilitação de uma pequena sala/bar anexa à forja que poderá ser utilizada para eventuais convívios ou eventos. Assim sendo hoje ainda é possível encontrar no seu interior, para quem queira visitar, a forja e os utensílios antigamente utilizados.
Atualmente a Casa da Frágua conta, no seu exterior, com duas mesas de granitos ambas protegidas por uma cobertura proporcionando um novo lugar de merendas em Vimioso. Encontrará na Casa da Frágua um lugar agradável para conviver ou passar um dia diferente na companhia dos seus familiares e amigos disfrutando tanto do seu interior como do seu exterior.
Venha até a Casa da Frágua e aproveite a vista privilegiada para o Santo Antão e para a Atalaia.
(Para mais informações contacte a Junta de Freguesia de Vimioso)